Fontes n°100 : José Francisco Alves

Fontaine des Néréides – o Crepúsculo – Pelotas

As fontes d’art, um dos produtos culturais franceses do Séc. XIX que mais se espalharam pelo mundo, vieram a embelezar também os espaços públicos do extremo sul do Brasil, cujas peças encantam nossas memórias. Entre as tantas obras de arte, eu gostaria de destacar em primeiro lugar a Fontaine des Néréides (1873), na cidade de Pelotas. E o que lá se encontra é nada mais nada menos que um exemplar magnífico, fruto do modelo “original” apresentado pelas fundições Durenne, na Exposição Universal de Londres, em 1860, e desde 1872 em Edimburgo, Escócia. Le modele de Pelotas – diminuée – a été présentée pour la première fois à l’Exposition universelle 1867 (Paris). O que muito orgulha aos brasileiros é o fato de o modelo de Pelotas ser o único que existe “completo”, tal qual apresentado em Londres: uma fonte monumental ornamentada com quatro nereidas a cavalo em volta de todo o conjunto, as quais dão nome à fonte.


Em Porto Alegre, desde provavelmente 1914, uma das peças icônicas das fundições Val d’Osne ornamenta a entrada da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul: a estátua que representa o Crepúsculo. Trata-se também da estátua que figurou na capa do catálogo da Val d’Osne, de cerca de 1900, aquele que foi o catálogo que reuniu cerca de 40.000 modelos, num grande resumo da produção das fontes d’art ao longo do Séc. XIX. Uma estátua magnifica, obra de autoria daquele que foi talvez o escultor símbolo das fontes d’art, Mathurin Moreau (1822-1912), estátua dotada de apurada sensualidade e beleza, a qual bem representa a capacidade artística e técnica desta notável indústria artística.


José Francisco Alves
Doutor e Mestre em História da Arte, Especialista em Patrimônio Cultural, Graduado em Escultura e membro do ICOMOS e ICOM. Autor, entre outros livros, de Fontes d’Art au Rio Grande do Sul (2009). Têm realizado palestras e publicado textos sobre arte em países das Américas (Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile e Uruguais) e Europa (França, Espanha e Portugal).

José Francisco Alves possède un doctorat et une maîtrise en Histoire de l’Art, est spécialiste en Patrimoine culturel, diplômé en sculpture et membre de ICOMOS et ICOM. Auteur, entre autres publications, de Fontes d’Art au Rio Grande do Sul (2009). Il a donné des conférences et publié des textes sur le thème de l’Art dans différents pays des Amériques (États Unis, Brésil, Argentine, Chili et Uruguay) et d’Europe (France, Espagne et Portugal). Web site institutionnel : www.public.art.br.


Désignation : Fontaine des Néréides
Propriétaire : Ville de Pelotas
Sculpteur : Jules Klagmann
Fondeur : Durenne
Localisation : Place Coronel Pedro Osório, Pelotas, Brasil
Installation : 1873
Référence Catalogue : Album n.° 10 Durenne, Pl. 363, vasque Z
Hauteur : 4,595 m ; Largeur : 2,102 m [vasque du milieu]

Désignation : Crépuscule
Propriétaire : Gouvernement de l’État (Rio Grande do Sul)
Sculpteur : Mathurin Moreau
Fondeur : Val d’Osne
Localisation : Bibliothèque publique de l’État, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Installation : Circa 1914
Référence Catalogue : Album n.° 2 Val d’Osne ; pl. 383 – n. ° 249 / pl. 613 – n.° 495
Date de la planche : 1883
Hauteur : 2,20 m; Largeur : 0,450 m
Poids : 225 kg (statue)

PHOTO : Entrée de la Bibliothèque Publique de l’État (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) et la statue-candélabre du Crépuscule (Mathurin Moreau, Fonderies Val d’Osne). Photo : probablement circa 1920.
PHOTO : L’un des quatre néréides. Fontaine des Néréides, Pelotas, Brasil. Photo : José Francisco Alves, 2006.
PHOTO : Fontaine des Néréides, Pelotas, Brasil. Photo : José Francisco Alves, 2006.
PHOTO : Crépuscule, Fonderies du Val d’Osne. Porto Alegre, Brasil. Photo : José Francisco Alves, 2007.
PHOTO : Planche d’un catalogue des Fonderies Durenne avec le modèle de la Fontaine des Néréides. Image : Courtoisie – ASPM.

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